Caja de Pandora: imagen, espacio y traducción en redes colaborativas

Autores/as

  • Danilo Nazareno Azevedo Baraúna Universidade de São Paulo
  • Orlando Franco Maneschy Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.34145

Resumen

En la discusión presentada en este texto buscamos identificar los mecanismos de expansión de la fotografía y del video en sus relaciones con el contenido literario en los trabajos producidos tempranamente por el grupo Caja de Pandora en el estado de Pará, Brasil. Comprobamos la presencia de lo que llamamos Redes Colaborativas, interconectadas a través de los siguientes nodos de interacción: 1) el proceso de traducción del contenido literario, 2) la fotografía expandida y 3) la espacialización de la imagen.

Palabras clave: procesos de traducción, espacialización, redes colaborativas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danilo Nazareno Azevedo Baraúna, Universidade de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com bolsa da Fundação de Amparo àPesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária pelo Centro de Ciências Sociais e Educação  da Universidade do Estado do Pará. Bacharel e Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais - Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Integra o grupo de pesquisa Bordas Diluídas: questões da escpacialidade e da visualidade na arte contemporânea (UFPA) e o Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia.

Orlando Franco Maneschy, Universidade Federal do Pará

Orlando Maneschy é curador independente, artista e pesquisador. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professor na Universidade Federal do Pará, onde atua na graduação e pós-graduação. É curador da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Faz parte de comitês, como da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP e tem participado de diversos júris, como: Marcantonio Vilaça CNI | SESI (2009-2010) e Circulação de Exposições, da Edição 2012 do Petrobras Cultural. Recebeu, dentre outros prêmios, a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes (Programa de Bolsas 2008); o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça / Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 da Funarte; o Prêmio Conexões Artes Visuais – MINC | Funarte | Petrobras 2012 e o edital de economia criativa do CNPq, como o projeto Acervo Videoarte Paraense: sistematização e análise Crítica, CNPq / SEC / MINC 2014. Vem desenvolvendo e participando de projetos de pesquisa, artísticos e curatoriais no país e exterior.

Citas

AUMONT, Jacques. A imagem. 13ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: Foto, cinema, vídeo. Campinas, SP: Papirus,1997.

FERNANDES JUNIOR, Rubens Fernandes. A Fotografia Expandida. São Paulo: PUC, 2002. 275 p. Tese (Doutorado) – Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

FLUSSER, Vilém. A filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.

LEAL, Cláudio De La Rocque. E a surpresa ganha forma: primando por jogos de luz e experimentações, o trabalho do grupo Caixa de Pandora vai ser exposto em Curitiba. Belém – Pará. Caderno Cartaz. Jornal O Liberal. 23 de abril de 1996..

MUSSO, Pierre. A filosofia da rede. In: PARENTE, André (org). Tramas da Rede. 1ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004.

MOKARZEL, Marisa. Caixa de Pandora: deslocamentos, novas linguagens e práticas na fotografia paraense dos anos 1990. Texto da palestra proferida em 10/10/2008 no III Seminário Arte, Cultura e Fotografia: Metodologias de investigação. Arte como fotografia/fotografia como arte no MAC-USP.

PARENTE, André. Cinema em trânsito: do dispositivo do cinema ao cinema do dispositivo. In: PENAFRIA, Manuela; MARTINS, Índia Mara (orgs.). Estéticas do Digital: cinema e tecnologia. Labcom, 2007.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva / Brasília: CNPq, 1987.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: Construção da obra de arte. 2 ed. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

SANT’ANNA, Afonso Romano de. Paródia, paráfrase & Cia. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1988.

Publicado

2015-12-22

Cómo citar

BARAÚNA, D. N. A.; MANESCHY, O. F. Caja de Pandora: imagen, espacio y traducción en redes colaborativas. Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/vis.v13i1.34145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/34145. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos