Étienne La Font de Saint Yenne [1688–1771]. Carta do autor das Reflexões sobre a pintura e do autor das Obras expostas no Louvre em 1746
Resumo
Introdução
Reconhecido hoje como um dos principais fundadores da crítica da arte na França, Étienne La Font de Saint-Yenne é autor de uma obra abraçando várias décadas, valorizada entre os anos 1740-1750. Dois ensaios em particular relatam do caráter visionário do seu pensamento sobre o papel do Estado a respeito da arte. Em suas Reflexões sobre o estado da pintura na França. Com um exame das principais Obras expostas no Louvre no mês de Agosto de 1746, publicadas por Jean Neaulme, em La Haia [1747], o autor argumenta a criação de um museu acessível a todos e o compara assim a uma galeria: “construída intencionalmente no Louvre, onde todas as riquezas imensas e desconhecidas poderiam seriam ordenadas de modo a realçar sua beleza, e preservadas em seu melhor estado por um artista contratado para cuidar de sua conservação”.
(...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.