Procesos y procedimientos: una entrevista con Sara Ramos

Autores/as

  • Maryella Gonçalves Sobrinho Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, maryellags@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4030-2850
  • Viviane Baschirotto Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, vivibaski@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-1822-3192
  • Rosângela Miranda Cherem Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, rosangelamcherem@gmail.com

Palabras clave:

gesto, cerámica, femenino

Resumen

La entrevista concedida por la artista Sara Ramos trata, entre otras obras, de un conjunto presentado en la exposición individual Íntimo Plural, presentada en 2018 en la Fundação Cultural Badesc en Florianópolis (SC, Brasil) y formó parte del Circuito Propagações del SESC, circulando por las galerías de la institución en Jaraguá do Sul, Lages, São Bento do Sul, Itajaí, Joinville y Joaçaba. Trata, también, de obras producidas a lo largo de casi veinte años de carrera artística, como la serie Engolidores, Inventário do Feminino y las nuevas experimentaciones en collage en la serie Pin-Up Girls Revisitada. La entrevista fue realizada en el taller de la artista, localizado en Florianópolis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maryella Gonçalves Sobrinho, Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, maryellags@gmail.com

Professora EBTT no Instituto Federal de Goiás, campus Águas Lindas de Goiás. Doutoranda em Teoria e História da Arte na Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV-UDESC), com período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Mestre em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília.

Viviane Baschirotto, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, vivibaski@gmail.com

Doutora em Teoria e História da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuaus da UDESC/CEART. Mestre em Artes Visuais (UDESC/2015). Pós-graduada em História da Arte (UNIVILLE/2014). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais (UNIVILLE/2011). Foi membro da equipe editorial da Revista Palíndromo vinculada ao PPGAV UDESC entre 2017 e 2018, contribuindo na equipe de produção editorial e como editora de seção. 

Rosângela Miranda Cherem, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, rosangelamcherem@gmail.com

Doutora em História pela USP (1998) e em Literatura pela UFSC (2006). Professora associada de História e Teoria da  Arte no curso de Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes VIsuais no CEART - UDESC. Coordenadora do grupo Imagem-acontecimento e atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina: implicações e conexões.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O autor como gesto. In.: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2002.

SCOVINO, Felipe. Arquivo Contemporâneo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Publicado

2022-05-23

Cómo citar

SOBRINHO, M. G.; BASCHIROTTO, V.; CHEREM, R. M. Procesos y procedimientos: una entrevista con Sara Ramos. Visualidades, Goiânia, v. 19, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/58154. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Entrevista