O que ensinam as celebridades pós-modernas? Problematizando gênero pela arte-educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v19.68258

Palavras-chave:

arte-educação, celebridades, Pós-modernidade, corpo, gênero

Resumo

Interessa-nos abordar as possibilidades pedagógicas da arte-educação no contexto pós-moderno, com enfoque na diversidade de gênero. Neste artigo, recorremos ao corpo-discurso de celebridades amplamente midiatizadas para apresentar possibilidades de trabalho em artes visuais. Objetivamos refletir sobre identidades transitivas travessadas por experiências estéticas pós-modernas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BARBOSA, Ana Mae. As mutações do conceito e da prática. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008. p. 20-45.

BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da arte/educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea. São Paulo: Cortez, 2010. p. 50-66.

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2013.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BUTLER, Judith; ATHANASIOU, Athena. Dispossession: the performative in the political. Cambridge: Polity Press, 2013.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

CAO, Marián López F. Lugar do outro na educação artística – olhar como eixo articulador da experiência: uma proposta didática. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/educação contemporânea. São Paulo: Cortez, 2010. p. 90-105.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac, 2006.

EFLAND, Arthur. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 150-165.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1983.

FRANÇA, Isadora Lins. Consumindo lugares, consumindo nos lugares: homossexualidade, consumo e subjetividades na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

HABERMAS, Jurgen. Modernidade – um projeto inacabado. In: ARANTES, O.; ARANTES, P. Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas. São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 120-138.

HOOKS, Bell. Eros, erotismo e o processo pedagógico. In: LOURO, Guacira. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 85-95.

JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e a sociedade de consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 12, p. 16-26, jun. 1985. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/ess/Members/rafaela.ribeiro/instrumentos-e-tecnicas-de-intervencao/pos-modernidade-e-sociedade-do-consumo-jameson-f-seminario/view. Acesso em: 09 ago. 2022.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2000.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

LOURO, Guacira. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1988.

MAFFESOLI, Michel. Homo eroticus: comunhões emocionais. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária 1998.

MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

NAVARRI, Pascale. Moda & inconsciente: olhar de uma psicanalista. São Paulo: Editora Senac, 2010.

POURTOIS, Jean-Pierre; DESMET, Hugette. A educação pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas, SP: Mercado das letras, 2003.

SANTOS, Denise. Orientações didáticas em arte educação. Belo Horizonte: C/Arte, 2002.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

GUSMÃO, R. O que ensinam as celebridades pós-modernas? Problematizando gênero pela arte-educação. Visualidades, Goiânia, v. 19, 2022. DOI: 10.5216/v.v19.68258. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/68258. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos