Processos e procedimentos: uma entrevista com Sara Ramos

Autores

  • Maryella Gonçalves Sobrinho Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, maryellags@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4030-2850
  • Viviane Baschirotto Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, vivibaski@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-1822-3192
  • Rosângela Miranda Cherem Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, rosangelamcherem@gmail.com

Palavras-chave:

gesto, cerâmica, feminino

Resumo

A entrevista concedida pela artista Sara Ramos aborda, entre outras obras, um conjunto apresentado na exposição individual Íntimo Plural, apresentada em 2018 na Fundação Cultural Badesc em Florianópolis (SC) e fez parte do Circuito Propagações do SESC, circulando pelas galerias da instituição em Jaraguá do Sul, Lages, São Bento do Sul, Itajaí, Joinville e Joaçaba. Aborda também obras produzidas ao longo de quase vinte anos da carreira da artista, como a série Engolidores, Inventário do Feminino e as novas experimentações em colagem na série Pin-Up Girl Revisitada. A entrevista foi realizada no ateliê da artista, localizado em Florianópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryella Gonçalves Sobrinho, Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, maryellags@gmail.com

Professora EBTT no Instituto Federal de Goiás, campus Águas Lindas de Goiás. Doutoranda em Teoria e História da Arte na Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV-UDESC), com período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Mestre em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília.

Viviane Baschirotto, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, vivibaski@gmail.com

Doutora em Teoria e História da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuaus da UDESC/CEART. Mestre em Artes Visuais (UDESC/2015). Pós-graduada em História da Arte (UNIVILLE/2014). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais (UNIVILLE/2011). Foi membro da equipe editorial da Revista Palíndromo vinculada ao PPGAV UDESC entre 2017 e 2018, contribuindo na equipe de produção editorial e como editora de seção. 

Rosângela Miranda Cherem, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, rosangelamcherem@gmail.com

Doutora em História pela USP (1998) e em Literatura pela UFSC (2006). Professora associada de História e Teoria da  Arte no curso de Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes VIsuais no CEART - UDESC. Coordenadora do grupo Imagem-acontecimento e atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina: implicações e conexões.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O autor como gesto. In.: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2002.

SCOVINO, Felipe. Arquivo Contemporâneo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

SOBRINHO, M. G.; BASCHIROTTO, V.; CHEREM, R. M. Processos e procedimentos: uma entrevista com Sara Ramos. Visualidades, Goiânia, v. 19, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/58154. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Entrevista