A ERA DO HUMANITARISMO PENITENCIÁRIO: AS OBRAS DE JOHN HOWARD, CESARE BECC ARIA E JEREMY BENTHAM

Autores

  • Pedro Correia Gonçalves UCP - Lisboa - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v33i1.9792

Palavras-chave:

Humanitarismo, Penitenciário, John Howard, Cesare Beccaria, Jeremy Bentham

Resumo

O presente Artigo tem como escopo o estudoda Era do “Humanitarismo Penitenciário”, fruto das obrase do trabalho de três grandes vultos da cultura penal e penitenciária,a saber: John Howard, Cesare Beccaria e JeremyBentham. Impõe-se, por isso, analisar alguns aspectosda sua doutrina, indispensáveis para a compreensão daevolução da pena privativa da liberdade, nomeadamenteno que toca à sua concepção e ao melhoramento dascondições de vida daqueles que se viam e vêm privadosda sua Liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Correia Gonçalves, UCP - Lisboa - Portugal

Jurista. Graduado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-Graduado em Direito Penal Económico,também pela mesma Universidade (2006/2007). Aprovado no Curso de Mestrado e de Doutoramento em DireitoPenal é actualmente Doutorando em Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa,em Lisboa. Autor de vários Artigos publicados em Revistas da especialidade, portuguesas e estrangeiras.

Downloads

Publicado

2010-05-06

Como Citar

GONÇALVES, P. C. A ERA DO HUMANITARISMO PENITENCIÁRIO: AS OBRAS DE JOHN HOWARD, CESARE BECC ARIA E JEREMY BENTHAM. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 9/17, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v33i1.9792. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/9792. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos