INFLUÊNCIA DAS ESTAÇÕES SECA E CHUVOSA NA CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE OÓCITOS E PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES DA ESPÉCIE CAPRINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v14i1.9375Palavras-chave:
Apoptose, complexos cumulus oophorus, fertilização, desenvolvimento oocitário, teste TUNEL.Resumo
Objetivou-se com este estudo determinar a influência das estações seca e chuvosa na maturação de oócitos e produção in vitro (PIV) de embriões na espécie caprina. Os ovários das cabras nas estações seca (outubro a março) e chuvosa (abril a setembro) foram colhidos em abatedouro e transportados ao Laboratório de Biotécnicas da Reprodução da UFRPE. Os complexos cumulus oophorus (CCOs) foram colhidos pela técnica de “slicing” dos folículos entre 2 a 6 mm de diâmetro e selecionados com base na classificação morfológica. Foram realizadas 12 repetições, nas quais os CCOs foram submetidos à maturação, fertilização e cultivo in vitro dos embriões. A média e desvio padrão da taxa de clivagem foi determinada no dia 3 (D-3) e dos embriões que se desenvolveram aos estádios de 8-16 células, mórula e blastocisto foi determinada nos dias 4 (D-4), 5 (D-5) e 8 (D-8) após a fecundação, respectivamente. A quantidade de blastômeros foi determinada com o corante DAPI e os blastômeros positivos para apoptose por meio do teste de TUNEL. A produção de embriões no D-3 e mórulas foram inferiores ao obtido no período chuvoso (P < 0,05). Não apresentaram diferenças (P > 0,05) quanto às fases de maturação, fertilização, cultivo no D-4 e blastocisto. Os embriões produzidos na estação seca apresentaram maior incidência de apoptose (P < 0,05). Nas condições descritas neste estudo, os resultados permitem concluir que as fases iniciais do desenvolvimento embrionário sofrem maior impacto negativo durante a estação seca em protocolos de PIV na espécie caprina. PALAVRAS-CHAVE: Apoptose; complexos cumulus oophorus; FIV; desenvolvimento oocitário; teste TUNEL.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-03-26
Como Citar
CHAVES, R. de M.; SANTOS JUNIOR, E. R. dos; NEVES, J. P.; MOURA, M. T.; SILVA, J. C. F. da; LIMA, P. F. de; OLIVEIRA, M. A. L. de. INFLUÊNCIA DAS ESTAÇÕES SECA E CHUVOSA NA CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE OÓCITOS E PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES DA ESPÉCIE CAPRINA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 135–142, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i1.9375. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/9375. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).