FATORES QUE PODEM INVALIDAR OS RESULTADOS DA MENSURAÇÃO DOS NÍVEIS GLICÊMICOS EM CÃES UTILIZANDO O GLICOSÍMETRO PORTÁTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i4.875Resumo
O glicosímetro portátil é uma ferramenta útil para os profissionais da área de saúde, seja humana ou veterinária, obterem informações relacionadas ao estado glicêmico dos seus pacientes. O aparelho é de fácil manuseio e ainda fornece resultados precisos, apesar da possiblidade de alguns fatores alterarem a sua acurácia. Tais fatores, portanto, devem ser evitados, para impedir que decisões terapêuticas inadequadas sejam tomadas e para que o paciente não seja exposto a situações de risco para sua saúde. Assim, neste trabalho relatam-se os principais fatores que podem alterar os resultados obtidos com um glicosímetro portátil, medinate estudo em que se utilizaram 53 animais da espécie canina. Desses, dezessete não tiveram resultados precisos, porque apresentavam baixo hematócrito, a quantidade de sangue coletado não foi suficiente ou uma parte ficou por cima da tira teste ou, ainda, a realização do teste ultrapassou os quinze segundos recomendados pelo fabricante. Conclui-se que esses fatores são passíveis de acontecerem quando se emprega o glicosímetro portátil e que os resultados alcançados nessas situações não são precisos. Diante disso, recomenda-se, ao se far um exame de glicose, repetir o teste. PALAVRAS-CHAVE: Acurácia, glicemia, monitor de glicose.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-12-25
Como Citar
ALEIXO, G. A. de S.; COELHO, M. C. de O. C.; GUIMARÃES, A. L. N.; ANDRADE, M. B.; LOPES JÚNIOR, C. G.; SILVA, R. A. de A.; CAVALCANTI, H. B. FATORES QUE PODEM INVALIDAR OS RESULTADOS DA MENSURAÇÃO DOS NÍVEIS GLICÊMICOS EM CÃES UTILIZANDO O GLICOSÍMETRO PORTÁTIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 4, p. 447–454, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i4.875. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/875. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).