RECUPERAÇÃO DE OÓCITOS EQÜINOS COM Cumulus oophorus COMPACTO POR CURETAGEM DA PAREDE FOLICULAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i4.871Resumo
Este trabalho teve como objetivo determinar a eficiência da técnica de curetagem da parede folicular (scraping) para a obtenção de complexos Cumulus oophorus compactos, bem como descrever as etapas do processo. Submeteram-se ovários eqüinos coletados em abatedouro à dissecação da túnica albugínea, para identificação e individualização dos folículos com diâmetro entre 10 e 30 mm. Esses foram abertos individualmente em placa de Petri e, posteriormente, realizou-se raspagem da camada granulosa com auxílio de cureta e exame do líquido folicular em lupa estéreo-microscópica. Classificaram-se os oócitos quanto à integridade do ooplasma e as características das células do Cumulus oophorus. De um total de 527 ovários dissecados, obtiveram-se 3,5 folículos/ovário e uma média de 2,5 oócitos/ovário, compreendendo uma taxa de recuperação de 71,0% (oócitos/folículos), sendo 70,2% classificados como Cumulus oophorus compactos e ooplasma homogêneo. A média de oócitos Cumulus oophorus compactos por ovário foi de 1,7. A utilização da curetagem da camada granulosa de folículos entre 10 e 30 mm de diâmetro comprovou ser satisfatória para a obtenção de um elevado percentual de oócitos eqüinos com Cumulus oophorus compacto,o que é adequados para estudos de maturação in vitro. PALAVRAS-CHAVE: Curetagem da parede folicular, maturação in vitro, oócitos eqüinos, scraping.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-12-25
Como Citar
CURCIO, B. da R.; FREY JR., F.; BOFF, A. L. N.; LEON, P. M. M. de; LINS, L. A.; ALBUQUERQUE, L. P.; RAMBO, G.; NOGUEIRA, C. E. W.; DESCHAMPS, J. C. RECUPERAÇÃO DE OÓCITOS EQÜINOS COM Cumulus oophorus COMPACTO POR CURETAGEM DA PAREDE FOLICULAR. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 4, p. 417–422, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i4.871. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/871. Acesso em: 3 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).