AVALIAÇÃO ECOCARDIOGRÁFICA DE GATOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA DE AMITRAZ OU XILAZINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.8092Palavras-chave:
amitraz, xylazine, echocardiography, electrocardiography, catsResumo
O amitraz age de forma competitiva e reversível em receptores adrenérgicos do tipo a2, desencadeando efeitos similares aos da xilazina. Com o objetivo de avaliar a função ventricular esquerda após a administração de amitraz ou xilazina, oito gatos SRD foram submetidos a injeções intravenosas: grupo X (xilazina), grupo A (amitraz) ou grupo D (diluente). Os mesmos animais foram utilizados em todos os grupos após um intervalo mínimo de quinze dias. Foram avaliados frequência cardíaca (FC), ritmo cardíaco, fração de ejeção (FE), fração de encurtamento (FS) e índice cardíaco (IC), por meio de eletrocardiografia e ecocardiografia, imediatamente antes e durante os primeiros sessenta minutos após a aplicação. Tanto o amitraz quanto a xilazina induziram bloqueio atrioventricular de primeiro grau (1º BAV) e diminuição de FC, FE, FS e IC. As médias da FC e de todos os parâmetros ecocardiográficos do grupo X foram estatisticamente menores do que as do grupo A. Concluiu-se que ambos os agonistas adrenérgicos de receptores tipo a2 causaram bradicardia e 1º BAV; contudo, a xilazina produziu maior depressão na contratilidade cardíaca.PALAVRAS-CHAVES: Amitraz, xilazina, ecocardiografia, eletrocardiografia, gatos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-03-31
Como Citar
ESCOBAR, A.; PEREIRA NETO, G. B.; CANOLA, P. A.; MENDES, M. C.; CAMACHO, A. A.; VALADÃO, C. A. A. AVALIAÇÃO ECOCARDIOGRÁFICA DE GATOS APÓS A ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA DE AMITRAZ OU XILAZINA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 156–162, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.8092. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/8092. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).