CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE AMOSTRAS DE LEITE DE TANQUE COMUNITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.6113Palavras-chave:
leite cru, tanque comunitário, características físico-químicasResumo
Neste trabalho objetivou-se avaliar a qualidade físico-química do leite cru obtido de 72 amostras provenientes de nove propriedades rurais situadas na região da Gameleira, no município de Sacramento, MG, assim como doze amostras do leite dessas propriedades contido em um tanque comunitário. Foram determinados os valores de acidez titulável, densidade, crioscopia, teor de gordura, extrato seco total e extrato seco desengordurado (BRASIL, 1981). Os resultados obtidos evidenciaram que, de dez (13,9%) amostras estavam em desacordo com pelo menos um dos requisitos físico-químicos constantes na Instrução Normativa nº 51. As doze amostras de leite de conjunto analisadas durante o experimento apresentaram-se de acordo com o proposto pela Instrução Normativa n° 51 para os requisitos físico-químicos. Tais achados permitiram concluir que o uso de tanque comunitário pode proporcionar a obtenção de leite com qualidade físico-química satisfatória.PALAVRAS-CHAVES: Leite cru, tanque comunitário, características físico-químicas.?
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-31
Como Citar
SOUZA, V.; NADER FILHO, A.; FERREIRA, L. M. CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE AMOSTRAS DE LEITE DE TANQUE COMUNITÁRIO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 144–148, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.6113. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6113. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).