PREVALÊNCIA E ETIOLOGIA INFECCIOSA DA MASTITE BOVINA NA MICRORREGIÃO DE CUIABÁ-MT
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.5085Palavras-chave:
Mastite bovina, microrganismos, Mato Grosso.Resumo
Este trabalho teve como objetivo verificar a prevalência e etiologia infecciosa da mastite bovina em propriedades leiteiras da microrregião de Cuiabá, estado de Mato Grosso. Foram examinadas 108 vacas pertencentes a rebanhos desta microrregião. Em seguida, submeteram-se 279 amostras de leite provenientes de quartos mamários mastíticos a provas microbiológicas. Dos animais examinados, 85,2% eram portadores de mastite em pelo menos um quarto mamário. O percentual de quartos mamários afetados pela mastite clínica e subclínica foi de 5,8 e 65%, respectivamente. Quanto à etiologia, nos casos de mastite subclínica os agentes causais mais isolados foram Corynebacterium spp. (27,6%) e Staphylococcus aureus (21,5%). Dentre os casos de mastite clínica, isolaram-se com maior freqüência S. aureus (44,0%) e Corynebacterium spp. (12,0%). Embora a elevada prevalência de S. aureus e Corynebacterium spp. como causadores de mastites corrobore o verificado em estudos realizados em outras regiões do Brasil, a baixa prevalência de bactérias do gênero Streptococcus nos casos analisados difere do observado em tais relatos.PALAVRAS-CHAVES: Cuiabá-MT, mastite bovina, microrganismos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-04-01
Como Citar
MARTINS, R. P.; DA SILVA, J. A. G.; NAKAZATO, L.; DUTRA, V.; DE ALMEIDA FILHO, E. S. PREVALÊNCIA E ETIOLOGIA INFECCIOSA DA MASTITE BOVINA NA MICRORREGIÃO DE CUIABÁ-MT. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 181–187, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.5085. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5085. Acesso em: 14 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).