INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE ELETRODOS SOBRE OS VALORES DA BIOIMPEDÂNCIA CORPORAL E NA ESTIMATIVA DE MASSA MAGRA (MM) EM GATOS ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.4393Palavras-chave:
impedância, felinos, massa magra, composição corporalResumo
A bioimpedância (BIC) é um método que aplica à tecnologia da impedância no estudo da composição corporal pela avaliação da diferença da condutividade elétrica dos tecidos. Os resultados da BIC são expressos pelas medidas primárias de resistência (R) e reatância (Xc). Neste experimento, o método foi desenvolvido para verificar a viabilidade do uso de três diferentes tipos de eletrodos sobre a reprodutibilidade dos valores de R e Xc em gatos adultos. As médias de R e Xc com adesivos e agulhas de acupuntura não diferiram entre si (p?0,05), e os menores valores dos coeficientes de variação obtidos com estes eletrodos sinalizaram para uma melhor reprodutibilidade dos resultados quando comparados com os da agulha hipodérmica. Os diferentes tipos de eletrodos não interferiram nos valores da massa magra (MM) estimada por equação específica, porém a agulha de acupuntura mostrou ser o eletrodo mais estável e de melhor aplicabilidade. A MM determinada com os diferentes tipos de eletrodos foi superior (p?0,05) à obtida com a absorciometria de raios-x de dupla energia (DEXA), provavelmente decorrente da equação utilizada na sua estimativa.PALAVRAS-CHAVES: Composição corporal, felinos, impedância, massa magra.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-04-01
Como Citar
CINTRA, T. C. F.; CANOLA, J. C.; BORGES, N. C.; CARCIOFI, A. C.; VASCONCELOS, R. S.; ZANATTA, R. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE ELETRODOS SOBRE OS VALORES DA BIOIMPEDÂNCIA CORPORAL E NA ESTIMATIVA DE MASSA MAGRA (MM) EM GATOS ADULTOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 149–155, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.4393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4393. Acesso em: 14 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).