PESQUISA DE MICRORGANISMOS EM UTENSÍLIOS, LEITE E QUEIJOS DE PRODUÇÃO ARTESANAL EM UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, RIO DE JANEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.425Palavras-chave:
Tecnlogia de leite, queilosResumo
Este trabalho foi desenvolvido para avaliar aspectos higiênico-sanitários da produção artesanal de queijo minas frescal em pequenas unidades de produção em um assentamento de reforma agrária em Seropédica, RJ. Analisaram-se amostras de leite, queijo e utensílios utilizados em diferentes etapas da linha de produção. Verificou-se a presença de microrganismos diversos, incluindo-se Salmonella spp. em uma amostra de queijo. Os principais agentes isolados foram Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Staphylococcus schleiferi coagulans, Staphylococcus spp., Enterobacter spp., Enterobacter aerogenes, Bacillus spp, Klebsiella pneumoniae, Streptococcus uberis, Streptococcus spp. e Micrococcus spp. Isolaram-se microrganismos de quartos mamários de vacas com mastite clínica ou subclínica, de amostras de leite do latão, de utensílios e recipientes utilizados na linha de produção, assim como do queijo, confirmando a inadequação do tratamento térmico e das práticas de higiene adotadas para os utensílios. A má qualidade higiênica do queijo produzido no assentamento constitui uma preocupação, haja vista que alguns dos agentes isolados representam risco à saúde, uma vez que o produto é comercializado diretamente ao consumidor.PALAVRAS-CHAVES: Qualidade higiênica, queijo minas frescal artesanal, segurança alimentar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-03
Como Citar
ZEGARRA, J. J. Q.; BOTTEON, R. de C. C. M.; OLIVEIRA, B. C. R. da S.; BOTTEON, P. de T. L.; DE SOUZA, M. M. PESQUISA DE MICRORGANISMOS EM UTENSÍLIOS, LEITE E QUEIJOS DE PRODUÇÃO ARTESANAL EM UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, RIO DE JANEIRO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 312–321, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.425. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/425. Acesso em: 20 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).