ABRAÇADEIRA DE NÁILON: RESISTÊNCIA À TRAÇÃO EM TESTES FÍSICOS E SEU EMPREGO COMO CERCLAGEM NO FÊMUR DE CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i3.408Resumo
A abraçadeira é uma fita de náilon 6.6 (poliamida -PA) e tem sido empregada, após esterilização, em vários procedimentos cirúrgicos, dentre os quais a redução de fraturas de ossos longos. Neste estudo, primeiramente, avaliou-se a resistência à tração dessas abraçadeiras mediante testes de esforço físico específicos, realizados em seu estado natural e autoclavado. Posteriormente, foi realizada uma avaliação qualitativa da resistência empregando-se a abraçadeira na redução ou na imobilização de fratura oblíqua de fêmur em cães, para verificação da resistência do material a tração e a segurança de seu sistema de trava após sua aplicação. O dispositivo mostrou-se resistente à autoclavagem, aos testes de esforço físico e à aplicação no foco de fratura. Concluiu-se que a abraçadeira de náilon é resistente à tração tanto em seu estado natural como após a autoclavagem e pode ser uma opção na fixação de fraturas oblíquas de fêmur. PALAVRAS-CHAVES: Cães, cerclagem, fêmur, fratura, náilon, poliamida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
MIRANDA, A. H.; SILVA, L. A. F. da; TAVARES, G. A.; AMARAL, A. V. C. do; MIRANDA, H. G. de. ABRAÇADEIRA DE NÁILON: RESISTÊNCIA À TRAÇÃO EM TESTES FÍSICOS E SEU EMPREGO COMO CERCLAGEM NO FÊMUR DE CÃES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 3, p. 299–307, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i3.408. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/408. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).