EFEITO DE ENZIMAS FIBROLÍTICAS SOBRE A COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DE SILAGENS DE CAPINS TROPICAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i1.393Resumo
Este trabalho foi desenvolvido para determinar o efeito de níveis de enzimas fibrolíticas sobre a composição bromatológica e a degradabilidade ruminal da MS e da FDN das silagens de capim-braquiária e de capim-tanzânia. O experimento consistiu de quatro níveis enzimáticos (0, 5, 10e 20 mg de enzimas por kg de matéria natural) e dois períodos de armazenamento (45 e 120 dias) e três repetições. Após o armazenamento, os silos experimentais foram abertos para avaliação dos teores da MS, da PB, da FDN, do N-NH3/NT e do pH. Utilizou-se a técnica do saco de náilon,com três bovinos canulados no rúmen, horários de incubação de 6, 24 e 96 horas e amostras do período de 45 dias de ensilagem. Verificou-se que as soluções enzimáticas não alteraram o teor de MS, PB, N-NH3/NT e pH das silagens de capins. Para o capim-braquiária, a solução enzimática alterou o teor da FDN, mas foi dependente do nível de enzimas.Verificou-se redução da FDN para o nível de 20 mg (67,99%) em relação ao tratamento-testemunha (70,28%). Não houve diferença entre os períodos de armazenamento nem interação entre período de armazenamento e nível enzimático. Para os parâmetros de degradação ruminal da MS e da FDN das silagens de capins não foram observadas diferenças entre os tratamentos. PALAVRAS-CHAVE: Aditivos, celulases, degradabilidade, hemicelulases, parede celularDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
CYSNEIROS, C. dos S. S.; FRANCO, G. L.; ULHOA, C. J.; DIOGO, J. M. da S.; RAMOS, A. K. B. EFEITO DE ENZIMAS FIBROLÍTICAS SOBRE A COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DE SILAGENS DE CAPINS TROPICAIS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 1–10, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i1.393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/393. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).