ECTOPARASITOS EM CAPRINOS E OVINOS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.3800Palavras-chave:
caprinos, ovinos, ectoparasitoResumo
Caprinos e ovinos apresentam uma diversidade de ectoparasitos que podem resultar perdas consideráveis na produtividade desses animais. Visitaram-se quinze assentamentos de reforma agrária, com o objetivo de identificar ectoparasitos de caprinos e ovinos, procedendo-se à realização de raspados, exames diretos e coletas de exsudato do pavilhão auricular. Dos 494 caprinos examinados, 89,87% apresentaram ectoparasitos, e dos 232 ovinos, 76,72%. Os artrópodes identificados em caprinos foram: Bovicola caprae (80,76%), Rhipicephalus microplus (1,01%), larvas de Cochliomyia hominivorax (0,6%), Psoroptes cuniculi (0,4%), além de Ctenocephalides felis (3,23%), Amblyomma parvum (1,01%) e Linognathus stenopsis (0,2%), sendo pela primeira vez descritos no Nordeste brasileiro. Identificaram-se, também, parasitismo misto de B. caprae com R. microplus (0,46%) e P. cuniculi com B. caprae (0,23%). Em ovinos, identificaram-se B. ovis (74,5%), R. microplus (0,86%), larvas de C. hominivorax (0,43%) e A. parvum (0,43%), registrados pela primeira vez, nessa espécie, no Nordeste do Brasil, além da associação de B. ovis com R. microplus (0,56%). No que concerne ao sexo e à idade, não houve associação (P>0,05). Torna-se importante o desenvolvimento de estudos para avaliar a importância desses ectaparasitas como fator limitante à produção animal.PALAVRAS-CHAVES: Caprinos, ectoparasito, ovinos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-04-01
Como Citar
SUASSUNABEZERRA, A. D.; AHID, S. M. M.; VIEIRA, L. da S.; SOARES, H. S. ECTOPARASITOS EM CAPRINOS E OVINOS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 110–116, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.3800. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3800. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).