ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v6i4.372Resumo
O presente trabalho aborda algumas alterações laboratoriais relacionadas com o hemograma e a bioquímica sangüínea de quinze bovinos, machos mestiços, com idade entre dez e quatorze meses, pesando entre 96 e 214 kg, intoxicados experimentalmente pelos frutos de Stryphnodendron fissuratum Mart. (“rosquinha”) em doses únicas de 30g/kg, 20g/kg e 10g/kg. Todos os animais que ingeriram os frutos adoeceram e morreram. Os leucogramas apresentaram aumento dos leucócitos totais, neutrófilos e monócitos com diminuição dos eosinófilos e linfócitos. O número de hemácias, a concentração de hemoglobina e o hematócrito também se elevaram. Houve maior aumento para a aspartato aminotranferase (AST) e aumentos moderados para a creatina quinase (CK) egamaglutamiltransferase (GGT). Incrementos também foram observados nos níveis de uréia, bilirrubina e creatinina. Os valores de proteínas totais não se alteraram. PALAVRAS-CHAVE: Bovinos, plantas tóxicas, Stryphnodendron fissuratumDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
RODRIGUES, A. da S.; CHAVES, N. S. T.; DAMASCENO, A. D.; TRINDADE, B. R.; BARINI, A. C.; FERREIRA, V. de Q.; PANTOJA, C. E. de M. S. ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 287–293, 2006. DOI: 10.5216/cab.v6i4.372. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/372. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).