DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS ALIMENTADOS COM DIETA COM FENO DE TIFTON (Cynodon dactylon)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.3661Palavras-chave:
Nutrição de suínos, espesura de toucinhoResumo
Para avaliar a possibilidade de utilização de ração fibrosa à base de feno para reduzir o custo de produção e o efeito dessa fonte alimentar sobre o desempenho e as características de carcaça de suínos, foi realizado um experimento utilizando cinqüenta suínos mestiços (machos castrados e fêmeas), durante as fases de recria (26 animais) e de crescimento-terminação (24 animais). Alimentaram-se os animais à vontade com rações isoprotéicas e isoenergéticas contendo 0% ou 8% de fibra em detergente neutro, obtida mediante a incorporação de 0% ou 10% de feno de Tifton (Cynodon dactylon). Ao final das fases, realizou-se o abate, para avaliação das características de carcaça e do rendimento de cortes. A ração contendo 8% de FDN não alterou o peso vivo final, o ganho de peso, a conversão alimentar, a área de olho de lombo e os rendimentos, de carcaças quente, fria e de carne magra, nem os cortes. Entretanto, trata-se de ração que propiciou diminuição da espessura de toucinho. Concluiu-se que os parâmetros referentes à carcaça não foram comprometidos, aspecto esse que se torna interessante para a indústria frigorífica
PALAVRAS-CHAVES: Carnes, feno, fibra em detergente neutro, rendimento
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).