OCORRÊNCIA DE OOCISTOS DE Cryptosporidium spp. EM RÃs-TOURO (Lithobates catesbeianus SHAW, 1802), NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.3087Palavras-chave:
Cryptosporidium spp, parasita, rã-touro, Rana catesbeianaResumo
O presente trabalho teve como objetivo detectar a ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp. em raspagens da mucosa intestinal e amostras de fezes de rãs-touro (Lithobates catesbeianus, Shaw, 1802) em confinamento, na fazenda escola da Universidade Federal de Uberlândia, MG, utilizando a técnica de coloração de Ziehl Neelsen modificada. Em 28 amostras fecais, 14,28% (4/28) foram positivas para Cryptosporidium spp., sendo 7,14% positivas em fezes de rãs com menos de três meses e 7,14% positivas em fezes de rãs com mais de três meses. Em dezesseis amostras de raspagem intestinal, 75% (10/16) foram positivas, sendo 50% em girinos e 25% em rãs adultas. Esta pesquisa permite identificar a situação e recomendar medidas de controle, visando a prevenir ou a retardar o aparecimento dessa parasitose nos demais animais, visto que trata-se de uma zoonose importante em saúde pública.PALAVRAS-CHAVES: Cryptosporidium spp, protozoário, rã-touro, Lithobates catesbeianus.?
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-31
Como Citar
CABRAL, A. D.; HIPOLITO, M.; CABRAL, D. D.; DA SILVA, N. R. OCORRÊNCIA DE OOCISTOS DE Cryptosporidium spp. EM RÃs-TOURO (Lithobates catesbeianus SHAW, 1802), NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 109–114, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.3087. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3087. Acesso em: 4 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).