EFEITO DE MÉTODOS DE CASTRAÇÃO E DO USO DE VERMÍFUGOS SOBRE O GANHO EM PESO DE BOVINOS MESTIÇOS LEITEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v4i1.298Resumo
Avaliaram-se neste estudo o efeito de três métodos de castração e a ação de três vermífugos (abamectina, ivermectina e albendazole) sobre o ganho em peso de bovinos jovens mestiços leiteiros. Oitenta e quatro novilhos foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado (DIC), constituindo quatro grupos (GI – castrados pelo método de incisão lateral da bolsa escrotal; Lateral, GII – castrados pelo método da remoção do ápice da bolsa escrotal; Tampão, GIII – castrados com burdizzo e o GIV, os animais permaneceram inteiros como grupo-testemunha). Em cada grupo foram utilizados três princípios ativos para atuarem na recuperação cirúrgica e como estimuantes de crescimento (vermífugos), constituindo três subgrupos de sete animais cada, recebendo respectivamente abamectina, ivermectina e albendazole. A alimentação consistiu de pasto mais suplemento protéico mineral. As pesagens ocorreram em intervalos de 28 dias, com as quais se obteve o ganho de peso médio diário. Os dados foram analisados pelo método dos quadrados mínimos segundo o procedimento LSMEANS do programa computacional SAS (1996). Não houve diferença entre os três métodos de castração estudados. A abamectina foi mais eficiente que o albendazole, imprimindo maior ganho em peso quando os animais estavam em boas condições físicas e o ambiente era favorável. Os animais inteiros mostraram uma tendência a ganhar mais peso do que os castrados. PALAVRAS-CHAVE: Mestiços leiteiros, castração, vermífugo, ganho em peso, bovinos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-25
Como Citar
PADUA, J. T.; OLIVEIRA, M. P. de; SILVA, L. A. F. da; VIEIRA, L. da S.; FIGUERÊDO, E. J.; MORALES, D. C. S. P.; CARRIJO, L. H. D.; MARTINS, A. F. do C. EFEITO DE MÉTODOS DE CASTRAÇÃO E DO USO DE VERMÍFUGOS SOBRE O GANHO EM PESO DE BOVINOS MESTIÇOS LEITEIROS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 33–43, 2006. DOI: 10.5216/cab.v4i1.298. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/298. Acesso em: 4 jan. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).