PREVALÊNCIA DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA DOENÇA DE AUJESZKY EM MATRIZES DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO QUE ABASTECEM O MERCADO CONSUMIDOR DE GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v3i2.281Resumo
A espécie suína é considerada o principal reservatório do vírus da doença de Aujeszky e o seu mais importante disseminador. O presente trabalho teve como objetivo realizar o estudo da prevalência da infecção pelo vírus da doença de Aujeszky em matrizes de sistemas de produção que abastecem o mercado consumidor de Goiânia. Foram colhidas amostras de sangue de 40 sistemas de produção de suínos de ciclo completo, perfazendo um total de 829 amostras de soros. Das 829 amostras testadas pela técnica de ELISA, 811 (97,83%) amostras foram negativas e 18 (2,17%) amostras positivas, e estas últimas também foram positivas na prova complementar de soroneutralização, obtendo-se dessa forma uma prevalência de 2,17% sobre a população estudada. As 18 amostras positivas eram procedentes de um sistema extensivo de produção. PALAVRAS-CHAVE: Suíno, pseudo-raiva, Herpesvírus suis, ELISA, soroneutralização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-24
Como Citar
SOUZA, C. M. de; SOBESTIANSKY, J.; MATOS, M. P. C.; CAIADO, K. L. PREVALÊNCIA DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA DOENÇA DE AUJESZKY EM MATRIZES DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO QUE ABASTECEM O MERCADO CONSUMIDOR DE GOIÂNIA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 53–56, 2006. DOI: 10.5216/cab.v3i2.281. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/281. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).