AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RUFIÕES BOVINOS PREPARADOS ATRAVÉS DO DESVIO LATERAL MODIFICADO E DA ADERÊNCIA DO PÊNIS À PAREDE ABDOMINAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v3i2.279Resumo
Este trabalho objetivou avaliar o comportamento sexual de rufiões bovinos, preparados por duas técnicas cirúrgicas. Utilizaram-se 24 bovinos, na faixa etária de 18 meses, divididos aleatoriamente em dois grupos de 12. Os animais do grupo 1 foram submetidos a aderência do pênis à parede abdominal, e os do grupo 2 ao desvio lateral modificado do pênis. Induziu-se o cio em três vacas, e os animais foram avaliados individualmente, por dez minutos, verificando-se a freqüência de várias atitudes do comportamento sexual. Na análise estatística, utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial e o teste t de Student para comparar as diferenças entre as médias. Diferenças entre as épocas de observação foram encontradas para a grande maioria das atitudes, exceto para os movimentos pélvicos e para os mugidos. Diferenças entre os grupos 1 e 2 foram encontradas para o reflexo de Flehmen, pingados de sêmen e masturbações. Interações época x grupo foram observadas para os pingados de sêmen e as masturbações. Concluiu-se que as diferentes épocas de observação desempenharam grande influência sobre a maioria das variáveis estudadas nos testes de libido, ao passo que as diferentes técnicas cirúrgicas não influenciaram no comportamento sexual dos animais. PALAVRAS-CHAVE: Rufiões, bovinos, comportamento sexual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-24
Como Citar
CHAVES, S. M.; SILVA, L. A. F. da; FRENEAU, G. E.; FIORAVANTI, M. C. S.; FIGUERÊDO, E. J.; MARTINS, M. E. P.; VERÍSSIMO, A. C. C.; VIANA FILHO, P. R. L. AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RUFIÕES BOVINOS PREPARADOS ATRAVÉS DO DESVIO LATERAL MODIFICADO E DA ADERÊNCIA DO PÊNIS À PAREDE ABDOMINAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 65–72, 2006. DOI: 10.5216/cab.v3i2.279. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/279. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).