ENVOLVIMENTO DE Escherichia coli, de Mycoplasma gallisepticum e de Mycoplasma synoviae EM LESÕES DE SACOS AÉREOS EM FRANGOS ABATIDOS NO ESTADO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v2i2.265Resumo
O estudo foi conduzido com o objetivo de verificar o envolvimento de Escherichia coli, de Mycoplasma gallisepticum (MG) e de Mycoplasma synoviae (MS) em aerossaculite de frangos abatidos no Estado de Goiás. Foram colhidas 139 amostras de lesões de sacos aéreos de frangos procedentes de 31 galpões, abatidos no período de janeiro a agosto de 1999. As amostras foram analisadas em forma de pools representativos de cada galpão. Para o estudo de E. coli, foram empregados métodos convencionais de cultura e identificação bacteriológica. Para o diagnóstico de MG e MS, foi empregada a técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR). No período do estudo foram abatidos 608.111 frangos provenientes de 31 galpões, dos quais 13.107 (2,15%) foram condenados por aerossaculite. A E. coli foi isolada e identificada em 25 (80,64%) dos 31 galpões estudados. MG e MS foram diagnosticados em 10 (32,25%) e 8 pools (25,80%), respectivamente, entre os 31 testados por PCR. Diferentes tipos de associações entre E. coli, MG e MS foram observadas neste estudo, sendo que a mais freqüente foi aquela envolvendo E. coli e MS (16,13%). A elevada freqüência dos três microrganismos estudados, associada ao número expressivo de condenações de carcaças de frangos verificado durante este estudo, indica a importância destes na enfermidade e para os programas sanitários avícolas na região. PALAVRAS-CHAVE: Frango de corte, Mycoplasma gallisepticum, Mycoplasma synoviae, Escherichia coli, aerossaculite, PCR.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-23
Como Citar
MINHARRO, S.; LINHARES, G. F. C.; ANDRADE, M. A.; ROCHA, P. T.; SANTANA, Ângela P. ENVOLVIMENTO DE Escherichia coli, de Mycoplasma gallisepticum e de Mycoplasma synoviae EM LESÕES DE SACOS AÉREOS EM FRANGOS ABATIDOS NO ESTADO DE GOIÁS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 111–117, 2006. DOI: 10.5216/cab.v2i2.265. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/265. Acesso em: 15 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).