COMPOSIÇÃO BOTÂNCIA DA DIETA DE BOVINOS EM PASTAGEM NATURAL DO CERRADO MATO-GROSSENSE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1746Palavras-chave:
índice de similaridade, técnica microhistológica, sazonalidade, seletividadeResumo
Desenvolveu-se o experimento na Fazenda Experimental da UFMT, no município de Santo Antônio de Leverger, MT, nos meses de fevereiro a abril e de julho a setembro em 2004. O objetivo foi determinar a composição botânica da pastagem, identificar a composição botânica da dieta dos bovinos em pastejo e verificar a similaridade entre a composição botânica da dieta e da pastagem. Avaliou-se a pastagem pelo método do Peso Seco Ordenado, a composição botânica da dieta pela técnica microhistológica e o grau de similaridade pela fórmula de Kulcyznski. O Paspalum carinatum constitui o componente de maior participação na composição botânica da pastagem, independente da época, ao passo que as dicotiledôneas apresentaram maior participação na época chuvosa. O P. carinatum e o Andropogon selloanus constituíram importante suporte forrageiro na época chuvosa, enquanto que na seca os animais selecionaram P. carinatum e as dicotiledôneas. Os baixos índices de similaridade indicaram alta capacidade seletiva exercida pelos animais e a composição botânica da dieta apresentou sazonalidade. O índice de similaridade foi maior na época chuvosa, especialmente no mês de abril.
PALAVRAS-CHAVES: Índice de similaridade, técnica micro-histológica, sazonalidade, seletividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).