ADUBAÇÃO NITROGENADA E POTÁSSICA NA CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES DO CAPIM-XARAÉS

Autores

  • Kátia Aparecida de Pinho Costa FESURV
  • Itamar Pereira de Oliveira Embrapa Arroz e Feijão
  • Valdemar Faquin Universidade Federal de Lavras
  • Felipe Campos Figueiredo Universidade Federal de Lavras
  • Carlos Ribeiro Rodrigues Universidade Federal de Uberländia
  • Priscila Pereira Nascimento Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.1587

Palavras-chave:

Forragicultura

Resumo

Desenvolveu-se o experimento em casa de vegetação na Embrapa Arroz e Feijão, com o objetivo de se avaliar o efeito da adubação nitrogenada e potássica na concentração de nutrientes do capim-xaraés. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 4 x 4 (quatro doses de nitrogênio: 0; 25, 50 e 100 mg dm-3 e quatro doses de potássio: 0; 25, 50 e 100 mg dm-3) com três repetições. Empregou-se, como fonte de nitrogênio, a uréia e de potássio, o cloreto de potássio. Efetuaram-se três cortes, com intervalos de trinta dias. Cada dose da adubação nitrogenada e potássica foi parcelada em três aplicações. Cortou-se a forrageira a uma altura de 5 cm do solo. A interação entre doses de nitrogênio e potássio promoveu aumentos significativos nas concentrações foliares de nitrogênio e fósforo. A adubação nitrogenada aumentou a concentração de potássio, cobre e ferro, enquanto a adubação potássica aumentou a concentração de potássio, mesmo com altos teores de potássio no solo. Contudo, por se tratar de um cultivar novo, sugerem-se estudos dessas variáveis, em condições de campo, de modo a se obter mais informações na absorção de nutrientes para esse cultivar, para que as estratégias de manejo sejam mais eficientes.

PALAVRAS-CHAVES: Brachiaria brizantha cv. xaraés, cloreto de potássio, macronutrientes, micronutrientes e uréia.

Downloads

Biografia do Autor

Kátia Aparecida de Pinho Costa, FESURV

Zootecnista, Doutoranda em Ciência do Solo, Bolsista CNPq, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciência do Solo. Área: Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, Forragicultura e pastagens

Itamar Pereira de Oliveira, Embrapa Arroz e Feijão

Pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão. Área: Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, Forragicultura e pastagens

Valdemar Faquin, Universidade Federal de Lavras

Prof. Titular, UFLA/Departamento de Ciência do Solo, Bolsista CNPq. Área: Nutrição de Plantas, Fertilidade do Solo, Forragicultura e pastagens

Felipe Campos Figueiredo, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Ciência do Solo, Bolsista CNPq, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciência do Solo. Área: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

Carlos Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal de Uberländia

Pós-Doutorando da Universidade Federal de Uberländia. Área: Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, Forragicultura e pastagens.

Priscila Pereira Nascimento, Universidade Federal de Lavras

Zootecnista, Universidade Federal de Lavras. Área: Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, Forragicultura e pastagens

Downloads

Publicado

2008-04-03

Como Citar

DE PINHO COSTA, K. A.; DE OLIVEIRA, I. P.; FAQUIN, V.; FIGUEIREDO, F. C.; RODRIGUES, C. R.; NASCIMENTO, P. P. ADUBAÇÃO NITROGENADA E POTÁSSICA NA CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES DO CAPIM-XARAÉS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 86–92, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.1587. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1587. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal