DIGESTIBILIDADE DOS NUTRIENTES E DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE CONSUMINDO DIETAS FORMULADAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE FIBRA E SUPLEMENTADAS COM ENZIMAS EXÓGENAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1481Palavras-chave:
frangos de corte, fibra, digestibilidade, energia da dietaResumo
Avaliaram-se os efeitos do nível de fibra e da suplementação enzimática em dietas de frangos de corte em dois experimentos. Os tratamentos experimentais foram as dietas formuladas com alta ou baixa fibra e suplementação enzimática (α-galactosidase, celulase, amilase, protease). No primeiro experimento (14 a 19 dias de idade dos animais), distribuíram-se aleatoriamente 190 aves em arranjo fatorial 2x2 (fibra x enzima), em gaiolas metabólicas com 9-10 aves/gaiola, cinco gaiolas por tratamento. Avaliaram-se a metabolizabilidade (MET) da matéria seca (MS), a proteína bruta (PB) e a energia (E), os coeficientes de digestibilidade total aparente (CDT) da gordura (G) e a fibra em detergente ácido (FDA),a energia metabolizável aparente (EMA) e o desempenho. Quatro repetições de cada tratamento foram mantidas para o segundo experimento. No 21º dia de idade das aves, após adaptação ao consumo das dietas com indicador, abateram-se os frangos abatidos e colheu-se conteúdo de íleo para avaliação do coeficiente de digestibilidade ileal aparente (CDI) da MS, PB, E, G e peso dos cecos. O maior nível de fibra resultou em menor MET da MS, E, PB, e menor no CDT da G e FDA (P<0,05), assim como também menor CDI da MS e E (P<0,01). A suplementação enzimática reduziu o efeito da fibra sobre MET da MS, E, PB e CDT da FDA (P<0,05). Registrou-se maior peso vazio de cecos para os animais que consumiram dieta com alta fibra (P<0,01), assim como menor ganho de peso (P<0,03) e pior conversão alimentar (P<0,01). O desempenho dos animais teve maior relação com a digestibilidade ileal aparente dos nutrientes do que com a digestibilidade total aparente.PALAVRAS-CHAVES: Cecos, desempenho, digestibilidade ileal, digestibilidade total, metabolizabilidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
PINHEIRO, C. C.; REGO, J. C. C.; RAMOS, T. A.; DA SILVA, B. K. R.; WARPECHOWSKI, M. B. DIGESTIBILIDADE DOS NUTRIENTES E DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE CONSUMINDO DIETAS FORMULADAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE FIBRA E SUPLEMENTADAS COM ENZIMAS EXÓGENAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 984–996, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1481. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1481. Acesso em: 7 jan. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).