OVÁRIO-HISTERECTOMIA VIDEOASSISTIDA EM UMA CADELA COM HEMATOMETRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.1452Palavras-chave:
Patologia clínicaResumo
A piometrite canina é uma enfermidade da cadela adulta, caracterizada por inflamação do útero com acúmulo de exsudatos. A hematometra é uma consequência da piometrite, porém caracteriza-se por diapese de eritrócitos para a luz uterina, modificando a coloração da secreção. A terapia deve ser imediata e agressiva. Ovário-histerectomia é o tratamento de escolha para animais gravemente acometidos. O presente trabalho descreve a ovário-histerectomia videoassistida no tratamento de hematometra em uma cadela da raça Akita, com seis anos de idade e 34 kg de massa corporal. Utilizou-se o acesso com três portais, os quais permitiram a ligadura dos vasos ovarianos e a secção do mesométrio. Já o útero e os vasos uterinos foram manipulados por meio de miniceliotomia pré-púbica. Não se constataram complicações transoperatórias ou recidiva da doença, o que demonstra a eficácia do procedimento em cães, pois a evolução pós-operatória sete meses após o procedimento respalda a conduta cirúrgica adotada.PALAVRAS-CHAVES: Cadelas, cirurgia, laparoscopia, piometrite, tratamento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-04-01
Como Citar
TRINDADE, A. B.; BRUN, M. V.; BASSO, P. C.; OLIVEIRA, N. F.; BERTOLETTI, B.; BORTOLINI, C. E.; CONTESINI, E. A. OVÁRIO-HISTERECTOMIA VIDEOASSISTIDA EM UMA CADELA COM HEMATOMETRA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 228–233, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.1452. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1452. Acesso em: 5 jan. 2025.
Edição
Seção
Relato de caso
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).