Prevalência de endoparasitas em amostras fecais de aves silvestres e exóticas examinadas no laboratório de ornitopatologia e no laboratório de enfermidades parasitárias da FMVZ-UNESP/Botucatu-SP

Autores

  • Guilherme Augusto Marietto-Gonçalves Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, São Paulo, Brasil
  • Thiago Fernandes Martins Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Edna Tereza de Lima Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, São Paulo, Brasil
  • Raimundo de Souza Lopes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, São Paulo, Brasil
  • Raphael Lucio Andreatti Filho Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Sanidade Animal, Aves

Resumo

Dos vários problemas sanitários que afetam as aves, as enfermidades parasitárias estão entre as mais frequentes. Analisou-se no presente trabalho a prevalência de endoparasitas das 207 amostras fecais de aves silvestres e exóticas atendidas no Laboratório de Ornitopatologia e no Laboratório de Enfermidades Parasitárias do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (FMVZ-UNESP), campus de Botucatu, SP. As amostras foram inicialmente analisadas através do exame direto a fresco e, após a constatação da presença de ovos, cistos ou oocistos nas fezes, as mesmas amostras foram submetidas à Técnica de Faust e ao Método de Willis.  No estudo encontraram-se ovos de três gêneros de nematoídes e cistos de quatro gêneros de protozoários em cinco de doze ordens aviárias, sendo Passeriformes a que apresentou o maior número de indivíduos parasitados.

PALAVRAS-CHAVES: Aves, ornitopatologia, parasitologia.

Downloads

Downloads

Publicado

2009-04-03

Como Citar

MARIETTO-GONÇALVES, G. A.; MARTINS, T. F.; LIMA, E. T. de; LOPES, R. de S.; FILHO, R. L. A. Prevalência de endoparasitas em amostras fecais de aves silvestres e exóticas examinadas no laboratório de ornitopatologia e no laboratório de enfermidades parasitárias da FMVZ-UNESP/Botucatu-SP. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 349–354, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1300. Acesso em: 12 abr. 2025.

Edição

Seção

Nota Científica