ESTIMATIVAS DE CORRELAÇÕES GENÉTICAS ENTRE ESCORES VISUAIS E CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO EM BOVINOS DA RAÇA NELORE UTILIZANDO MODELOS BAYESIANOS LINEAR-LIMIAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1273Palavras-chave:
Produção Anima, Melhoramento GenéticoResumo
O objetivo deste trabalho foi estudar as inter-relações genéticas dos escores visuais com as características de crescimento, por meio da estatística bayesiana, utilizando análises bicaracterísticas sob modelo animal linear-limiar, na obtenção de parâmetros genéticos. Estudaram-se as características categóricas morfológicas de musculosidade, estrutura física, conformação e sacro, aos 8, 15 e 22 meses de idade, em animais da raça Nelore, e também vacas adultas; e as características contínuas de crescimento, pesos aos 210, 365 e 450 dias de idade, além do peso adulto da vaca. Foram obtidas estimativas de correlações genéticas positivas de alta magnitude entre os escores visuais de musculosidade, estrutura física e conformação com as características de crescimento, indicando que a seleção de uma trará progresso genético à outra. Os resultados obtidos neste estudo também indicaram que a estrutura física e a conformação são determinadas, em grande parte, pelos mesmos conjuntos de genes que o peso. Da mesma forma, as características de escores visuais avaliadas em vacas adultas apresentaram altas correlações genéticas com o peso adulto da vaca. Para o sacro, as estimativas de correlações genéticas foram de baixa magnitude e negativas.
PALAVRAS-CHAVE: Amostrador de gibbs, características morfológicas, pesos, zebu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).