EMPREGO DA ABRAÇADEIRA DE NÁILON, DO CATEGUTE E DO EMASCULADOR NA HEMOSTASIA PREVENTIVA DE OVARIECTOMIA EM ÉGUAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i1.1165Resumo
A ovariectomia é empregada na espécie eqüina para incluir o estro, tratar de cistos e tumores ovarianos, melhorar o desempenho do animal e favorecer o convívio em grupo. Nesse procedimento é fundamental realizar a hemostasia preventiva dos vasos que compõem o pedículo ovariano para se evitar o óbito do animal por hemorragia. Avaliou-se, neste estudo, a eficácia da abraçadeira de náilon como método hemostático na ovariectomia em éguas e estimou-se o custo do procedimento, comparado ao uso do categute e do emasculador. Utilizaram-se dezoito fêmeas eqüinas, sem raça definida, clinicamente saudável, com peso variando entre 300 kg a 400 kg e na faixa etária entre três a oito anos. Os animais foram divididos em três grupos de seis animais cada (Fab, Fcg, Fem). No grupo Fab, para realizar a hemostasia do pedículo ovariano, empregou-se a abraçadeira de náilon, no grupo Fcg o fio categute e no grupo Fem o emasculador. Avaliaram-se os resultados através de exames clínicos, hematológicos e possível ocorrência de complicações trans e pós-operatórias. Os três métodos utilizados promoveram hemostasia preventiva satisfatória. No entanto, a abraçadeira de náilon apresentou menor custo, diminuiu o tempo do procedimento cirúrgico e permitiu o não-registro de intercorrências no pós-operatório. PALAVRAS-CHAVE: Abraçadeira de náilon, eqüino, hemostasia, ovariectomia, ovário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-04-20
Como Citar
SILVA, L. A. F. da; FRANÇA, R. O.; VIEIRA, D.; GARCIA, A. M.; MOURA, M. I. de; SILVA, M. A. M. da; SILVA, E. B. da; TRINDADE, B. R.; FRANCO, L. G. EMPREGO DA ABRAÇADEIRA DE NÁILON, DO CATEGUTE E DO EMASCULADOR NA HEMOSTASIA PREVENTIVA DE OVARIECTOMIA EM ÉGUAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 135–146, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i1.1165. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1165. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).