INFERÊNCIA BAYESIANA E SUA APLICAÇÃO NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DE BOVINOS DA RAÇA NELORE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i1.1161Resumo
O método da máxima verossimilhança restrita tem sido o escolhido pelos programas de melhoramento genético para estimação dos componentes de variância e predição dos valores genéticos. No entanto, a inferência bayesiana aparece como uma alternativa de grande flexibilidade, tanto em relação aos modelos que podem ser utilizados nas análises quanto em relação às inferências que podem ser realizadas a partir dos resultados. A sua aplicação em análises genéticas permite a obtenção de densidades posteriores das variáveis estudadas e pode ser utilizada tanto em pequenos ou grandes conjuntos de dados, não sendo necessário o conhecimento da distribuição inicial do parâmetro que se deseja estimar. No Brasil, o método da Amostragem de Gibbs, que permite uma inferência bayesiana, tem sido aplicado com êxito em diversos estudos envolvendo dados de campo de bovinos da raça Nelore. PALAVRAS-CHAVE: Amostragem de Gibbs, modelos lineares, parâmetros genéticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-04-20
Como Citar
FARIA, C. U. de; MAGNABOSCO, C. de U.; REYES, A. de los; LÔBO, R. B.; BEZERRA, L. A. F. INFERÊNCIA BAYESIANA E SUA APLICAÇÃO NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DE BOVINOS DA RAÇA NELORE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 75–86, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i1.1161. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1161. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).