AMPUTAÇÃO DO MEMBRO PELVICO ESQUERDO DE TAMANDUÁ-MIRIM (Tamanduá tetradactyla) (relato de caso)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.1147Resumo
Os traumas são comuns em animais silvestres e correspondem a 15,5% das desordens clínicas registradas em tamanduás. No entanto, há poucos relatos de procedimentos cirúrgicos em animais silvestres. Este relato visa contribuir com informações sobre o tratamento cirúrgico utilizado para a amputação do membro pélvico de um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactila), realizado no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal do Piauí, em decorrência de um trauma extenso com perda parcial da extremidade distal do membro pélvico. O procedimento cirúrgico favoreceu a sobrevivência e o completo restabelecimento do animal.PALAVRAS-CHAVES: Animal silvestre, cirurgia, Tamandua tetradactyla.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-03
Como Citar
RODRIGUES, M. C.; QUESSADA, A. M.; DANTAS, D. A. S. B.; ALMEIDA, H. M. de; COELHO, M. C. de O. C. AMPUTAÇÃO DO MEMBRO PELVICO ESQUERDO DE TAMANDUÁ-MIRIM (Tamanduá tetradactyla) (relato de caso). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 330–334, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.1147. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1147. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Relato de caso
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).