DEGRADABILIDADE IN SITU DAS RAÇÕES DE VACAS DA RAÇA HOLANDÊS EM LACTAÇÃO COM SUBSTITUIÇÃO DO MILHO POR POLPA CÍTRICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.1031Palavras-chave:
Amido, subproduto, pectinaResumo
Avaliou-se a substituição do milho grão triturado pela polpa cítrica no concentrado de rações de vacas leiteiras (100% milho grão triturado, 50% milho grão triturado e 50% polpa cítrica e 100% polpa cítrica). Utilizaram-se nove animais em lactação, em delineamento na forma de quadrado latino 3 x 3, avaliando-se a degradabilidade ruminal in situ das rações e a taxa de passagem da fase líquida. A inclusão de polpa cítrica resultou em elevação da taxa de degradação da matéria seca, da fração solúvel da matéria seca e do tempo de colonização pelos microrganismos ruminais, porém não alterou a degradabilidade potencial da matéria seca dos concentrados. A inclusão de polpa cítrica aumentou a degradabilidade efetiva da matéria seca do volumoso, e esta apresentou valores decrescentes em todos os concentrados para as taxas de passagem 2, 5 e 8%/h, respectivamente. A degradabilidade potencial da matéria seca do volumoso foi de 82,16% e a taxa de degradação, de 1,33%/h. As inclusões de polpa cítrica nas rações, em proporções crescentes, alteram os parâmetros de degradação ruminal dos concentrados.PALAVRAS-CHAVES: Amido, pectina, subproduto.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-02
Como Citar
MOREIRA, P. C.; REIS, R. B.; WASCHECK, R. de C.; REZENDE, P. L. de P.; MENDONÇA, A. C.; RASSI, L. F. DEGRADABILIDADE IN SITU DAS RAÇÕES DE VACAS DA RAÇA HOLANDÊS EM LACTAÇÃO COM SUBSTITUIÇÃO DO MILHO POR POLPA CÍTRICA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 406–412, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.1031. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1031. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).