SOBRE CORPORALIDADE E ESCOLARIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A REORIENTAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcus Aurélio Taborda de Oliveira UFPR/CNPq
  • Luciane Paiva Alves de Oliveira UFPR
  • Alexandre Fernandez Vaz UFSC/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i3.4344

Palavras-chave:

Corporalidade, Educação do Corpo, Educação Física Escolar, Diretrizes Curriculares, Paraná.

Resumo

O presente texto reúne contribuições para o debate sobre a constituição de diretrizes curriculares para o ensino de Educação Física no estado do Paraná. Depois de apresentar o contexto no qual foi gerado – que inclui resultados de debates com professores escolares daquele estado – discute-se uma concepção para a disciplina Educação Física na escola, espaço pedagógico no qual a educação do corpo é protagonista. Dessa forma, é apresentada uma série de conceitos e argumentos em favor da corporalidade como centro articulador das aulas de Educação Física que, por sua vez, podem se organizar em torno de quatro eixos: o corpo que brinca e aprende, potencial expressivo do corpo, desenvolvimento corporal e construção da saúde, relação do corpo com o mundo do trabalho. Argumenta-se, em consonância com o conceito de corporalidade apresentado, por um alargamento da compreensão das práticas corporais que considere elementos para além do movimento corporal.

Downloads

Biografia do Autor

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira, UFPR/CNPq

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal do Paraná e pesquisador CNPq.

Luciane Paiva Alves de Oliveira, UFPR

Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Alexandre Fernandez Vaz, UFSC/CNPq

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador CNPq.

Downloads

Publicado

2008-12-04

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. A. T.; DE OLIVEIRA, L. P. A.; VAZ, A. F. SOBRE CORPORALIDADE E ESCOLARIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A REORIENTAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 303, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i3.4344. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/4344. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensaios