A TÉCNICA ESPORTIVA COMO CONSTRUÇÃO CULTURAL: IMPLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA DO ESPORTE

Autores

  • Jocimar Daolio FEF/UNICAMP
  • Emerson Luís Velozo Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1794

Palavras-chave:

esporte - cultura esportiva - pedagogia do esporte - técnica esportiva

Resumo

O texto discute a técnica esportiva a partir de alguns referenciais das ciências sociais e humanas, fazendo um contraponto ao conceito tradicional de técnica utilizado pela área de Educação Física e Esporte, cuja base teórica é composta primordialmente por contribuições das ciências da natureza. Considerando a técnica como o conjunto de modos de fazer e a tática como as razões do fazer, o texto trata das implicações para a pedagogia do esporte, propondo o ensino da cultura esportiva de forma mais democrática, singular e autoral, respeitando as especificidades culturais e as constantes ressignificações do esporte.

PALAVRAS-CHAVE: esporte - cultura esportiva - pedagogia do esporte - técnica esportiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocimar Daolio, FEF/UNICAMP

Professor livre docente da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, SP e coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC)

Emerson Luís Velozo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR

Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP

Downloads

Publicado

2008-03-20

Como Citar

DAOLIO, J.; VELOZO, E. L. A TÉCNICA ESPORTIVA COMO CONSTRUÇÃO CULTURAL: IMPLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA DO ESPORTE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 9–16, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.1794. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1794. Acesso em: 4 jan. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática