Estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas para adolescentes: revisão sistemática da literatura

Thamyris Alexandre Salles, Erika de Cássia Lopes Chaves, Denis da Silva Moreira, Mariana Viotti Nogueira Brito, Haze Maria Carolina Risolia e Mendonça, Keila Oliveira

Resumo


Foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de identificar as evidências científicas acerca das estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas entre adolescentes. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, CINAHL, MEDLINE, Scopus e Cochrane Library, com os descritores Ensino, Educação em Saúde, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Adolescentes e Enfermagem Psiquiátrica. Foram selecionados 27 artigos. Os resultados demonstraram uma variedade de programas, projetos e intervenções utilizados como estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas entre adolescentes. Dentre os estudos, 74,1 % (n=20) observaram resultado satisfatório e 25,9% (n=7) parcialmente satisfatório. Apenas o Projeto Narconon e a Intervenção Breve demonstraram efetividade, de maneira ampla, na redução do consumo de diferentes tipos de drogas entre adolescentes, uma vez que as demais foram direcionadas à algum tipo específico de drogas ou ainda se limitaram à prevenção do consumo destas sustâncias à adolescentes não usuários.

Palavras-chave


Ensino; Educação em Saúde; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Adolescentes; Enfermagem Psiquiátrica

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v18.36796

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons A Revista Eletrônica de Enfermagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Logotipo do Ibict