Sistemas de Co-regulação e Auto-regulação para a justiça de gênero nos novos mercados de mídias

Autores

Palavras-chave:

Co-regulação, Auto-regulação, Gênero, Mídia

Resumo

O livro "Gender Justice and Co-Regulation in the New Media Marketplace" de Nathalia Coulter e Catherine Murray explora como a justiça de gênero pode ser promovida no mercado de mídia emergente através da co-regulação. Ele aborda as desigualdades de gênero existentes na mídia e como diferentes sistemas de regulamentação e auto-regulamentação podem impactar a igualdade de gênero e a liberdade de expressão. O livro compara abordagens em diferentes países e discute as melhores práticas para garantir que mulheres e minorias de gênero sejam adequadamente representadas e protegidas na mídia.

Downloads

Biografia do Autor

Vinicius Fidelis Xavier, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil, xavier.vinicius@mail.uft.edu.br

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Tocantins.

Maria Eduarda Torres Costa, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil, torres.maria@mail.uft.edu.br

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Tocantins

Gleys Ially Ramos dos Santos, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil, gleys.ramos@uft.edu.br

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins no Curso de Relações Internacionais. Licenciada e bacharel em Geografia pela UFT. Mestra em Desenvolvimento Regional pela UFT. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Fez estágio de pós-doutoramento em Geografia; em Desenvolvimento Regional; também em Estudos sobre Mulheres - Género, Sociedade e Cultura; e em Estudos Feministas (Antropologia Social), respectivamente. Professora Convidada no Instituto Universitario de Estudios de las Mujeres y del Género/Universidad de Granada - Espanha em 2017-2018. Professora Convidada no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), 2018. Pesquisadora NURBA-UFT (Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários). Coordenadora do OUTRAS - Observatório Transdisciplinar sobre Feminismo, Política e Métodos que Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq (OUTRAS - Observatório Feminista). Coordena o Simpósio Feminista da UFT, os projetos "Alamedas Simbólicas" e "Banheiros Feministas". Compõe o projeto Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT como professora extensionista.

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. Companhia das Letras, 2007.

BARBOSA, Adriana Maria de Abreu. Dialetos de gênero, sociedade e mídia. 2007. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ixfelin/trabalhos/pdf/27.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2025.

COURTER, Nathalia; MURRAY, Catherine. Gender Justice and Co-Regulation in the New Media Marketplace. Burnaby: School of Communication, Simon Fraser University, abr. 2001.

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Editora Fap-Unifesp, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Vozes, 1999.

SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como Invenção do Ocidente. Companhia das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

2025-03-23

Como Citar

XAVIER, V.; TORRES COSTA, M. eduarda torres costa; RAMOS DOS SANTOS, G. I. Sistemas de Co-regulação e Auto-regulação para a justiça de gênero nos novos mercados de mídias. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 15, n. 1, p. e15108, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/81828. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Resenhas