A Educação Estadual de Goiás à Beira da Aprovação Automática dos Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v15i1.81335Palavras-chave:
Evasão, Aprovação automática, Ensino-aprendizagem, Política educacionalResumo
O presente artigo apresenta uma discussão acerca da situação da educação estadual de Goiás no tocante ao processo de progressão de série na rede pública. Para tanto, utilizou-se da análise da bibliografia pertinente ao tema, bem como das determinações das leis educacionais e das experiências testemunhadas e vividas pelos professores. Partindo do pressuposto de que cada aluno deve estar inserido na série (ou etapa) mais compatível com os seus conhecimentos escolares, e que a não observância desse requisito pode levar o ensino escolar a sérios problemas, discutir-se-á no decorrer do texto a forma com que as escolas públicas de Goiás estão gerenciando o processo de progressão de séries, sua aproximação de um modelo de aprovação automática, as consequências negativas e prejudiciais desse processo, e os possíveis caminhos, políticos e pedagógicos, para solucionar essa situação.
Downloads
Referências
BRASIL, República Federativa do. Relatório de Avaliação do IDEB e SAEB. Ministério da Educação, 2019.
BRASIL, República Federativa do. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, República Federativa do. Dados do Fluxo Escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 13. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.
EDUCAÇÃO, Todos pela. Panorama da Educação Básica de Goiás. São Paulo: 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Menezes Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.