Marx e o marxismo:

a emblemática polêmica em torno do pensador.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v13i1.76621

Palavras-chave:

Palavras-chave: Conferência. História. Marx. Materialismo. Seminário.

Resumo

Resumo: O artigo é fruto de um dos três seminários que ocorreram em Madrid durante os meses de novembro e dezembro de 2016 e trata da reflexão sobre pensamento de Karl Marx, no “Ciclo de Conferências em la UAM[1]”. Com objetivo de refletir acerca do vídeo “Concepto de história acorde a la teoría Marxista”, apresentado por Josefina Martínez, historiadora e periodista argentina e atender as exigências da disciplina “Tecnologias Educativas – modalidade Online” no Curso de Doutorado em Ciências da Educação Superior na Universidade de Palermo - Argentina no mês de abril de 2023, o qual, justifica a produção. O artigo que foi ajustado pelo autor, apresenta situações emblemáticas e polêmicas que fazem do pensador secular Marx, uma incógnita, até os dias atuais. Partimos do vídeo com a apresentação de Matínez e somados a ele, outros argumentos ajudaram na construção deste trabalho. Ficou evidente que sintetizar a ideia de Marx é impossível, pela sua grandeza, e falar numa polêmica centenária com mais de uma vertente, aumenta a complexidade. Considero que esta reflexão sirva como meio facilitador para as análises em torno do filósofo e ao mesmo tempo, seja imprescindível para a compreensão das bases fundamentais do tema. Por fim, mostramos que Marx não é conhecido em sua totalidade e que muito dos seus defensores, ou críticos, o interpreta, equivocadamente. Nos valemos de outras reflexões que entendemos ser pertinentes para somar a esta.

 

[1] Universidad Autónoma de Madri - UAM

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Rocha, EMEF Fernando de Azevedo (SEMECE), Ouro Preto do Oeste, Rondônia, Brasil. tiotoninhoopo@hotmail.com

Doutorando em Educação Superior na Universidad de Palermo - Argentina. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol - UNADES, PY. Possui Especialização lato sensu em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) Faculdade Dominius - FAD - BA. Especialização lato sensu em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros - FAP, ES. Especialização lato sensu em Filosofia da Educação pela FAP. Especialização lato sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior - Uneouro, RO. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR, RO. Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola (CEFFA, RO).

Referências

BERMUDO, José Manuel. Marx: da ágora ao mercado. Tradução: Filipa Velosa. Salvat. São Paulo, 2015.

BARTOLOMÉ, A. GRANÉ. M. Interrogantes educativos desde la sociedad del conocimiento. Ciències de l’Educació i de l’Esport. ISSN: 1138-3194. Revista de Psicologia. Barcelona, 2013. Disponível em < www.revistaaloma.ne > Acesso em 04/06/2023.

DUSSEL, Enrique. Ética Comunitária: liberta o pobre! Tradução: Jaime Clasen. Vozes. Petrópolis. Rio de Janeiro, 1986.

______, Enrique. Hacia un Marx deconocido: mirada desde América Latina. Disponível em < (19) Enrique Dussel - Hacia un Marx desconocido: miradas desde América Latina - YouTube > Acesso em 13/05/2023.

GOLEMAN, D. Mentiras essenciais, verdades simples: a psicologia da autoilusão. Tradução: Aulyde Soares Rodrigues. Roco. Rio de Janeiro, 1997.

ITURBE, José Rodriguez. De la biopolítica a la Big Tech. De la postmodernidad al postmarxismo. 1ª ed. Areté Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2022.

Martínez, Josefina. Concepto de historia acorde a la Marxista. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=qhYx2BlLP7Q > Acesso em 14/05/2023.

ROAUNET, S. P. As razões do iluminismo. 1ª ed. 8ª reimpressão. Companhia das Letras. São Paulo, 2004.

Tradutor de texto DeepL pro. Disponível em < Translated with DeepL > Acesso em 29/06/2023.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

ROCHA, A. Marx e o marxismo: : a emblemática polêmica em torno do pensador. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 23–31, 2023. DOI: 10.5216/teri.v13i1.76621. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/76621. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS