QUAL(IS) O(S) SENTIDO(S) DO(S) RURAL(IS) CONTEMPORÂNEO(S)?

Autores

  • Tiago Rodrigues Moreira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo. tiagoufvjm@gmail.com
  • Eduardo Marandola Jr. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil. eduardo.marandola@fca.unicamp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v12i1.74758

Palavras-chave:

Ruralidade; Modos de Vida; Situacionalidade.

Resumo

Pensar o rural contemporâneo nos coloca diante de muitos debates e realidades com clivagens, permanências e transformações. Diante de tantas discussões, que perpassam da negação do rural até sua presença no espaço urbano (via ruralidades), este artigo se propõe traçar um itinerário guiado pela pergunta: qual(is) o(s) sentido(s) do(s) rural(is) contemporâneo(s)? A grafia entre singular e plural das palavras na pergunta já denota a natureza das dificuldades de tal reflexão, o que não deve ser impeditivo para sua realização. Selecionamos alguns eixos dessa discussão, visando refletir a partir da experiência e como ela, de maneira situada nos modos de vida (como modos de ser) pode oferecer um caminho necessário para esta importante temática, via a consideração da(s) ruralidade(s).

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Biografia do Autor

Tiago Rodrigues Moreira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo. tiagoufvjm@gmail.com

Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências  da Universidade Estadual de Campinas (IG/Unicamp). Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp)

Eduardo Marandola Jr., Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil. eduardo.marandola@fca.unicamp.br

Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

MOREIRA, T. R.; MARANDOLA JR., E. QUAL(IS) O(S) SENTIDO(S) DO(S) RURAL(IS) CONTEMPORÂNEO(S)?. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 12, n. 1, 2022. DOI: 10.5216/teri.v12i1.74758. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/74758. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos