ESTUDO DO CONFORTO TÉRMICO A PARTIR DE ANÁLISE RÍTMICA E DA PERCEPÇÃO DAS PESSOAS

Autores

  • LILIANE FLÁVIA GUIMARÃES DA SILVA IFTO
  • Jessica Viana FERREIRA IFTO
  • Marília Reis Nunes da SILVA IFTO
  • Lucas Barbosa e SOUZA UFT

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.59273

Palavras-chave:

Análise rítmica, clima, conforto térmico

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar o conforto térmico de um evento de rigor climático quente na cidade de Palmas (TO), na Região Norte do Brasil, a partir da análise rítmica, relacionando os dados climáticos e a percepção das pessoas. O método de análise rítmica foi escolhido porque permite a compreensão do ritmo em uma visão simultânea e contínua dos elementos climáticos, bem como a gênese do clima. Além disso, a técnica mencionada oferece a possibilidade de inserir outros elementos em um único gráfico. Neste artigo, foi inserida a frequência das respostas sobre a percepção do conforto térmico dos respondentes, obtidas a partir de questionário. Para este propósito, foi selecionado um período de mais altas temperaturas durante o ano, entre os meses de agosto e setembro. O episódio foi marcado por duas fases. Uma com predominância da Massa Tropical Atlântica e avaliação menos desconfortável. A segunda fase apresentou maior variabilidade, com presença das Massas Equatoriais e maiores percentuais de avaliação de desconforto. Verificou-se que, tanto a gênese do clima, quanto a sua dinâmica e ritmo de atuação, teve influência nas respostas dos entrevistados. Sendo assim, surge uma linha de investigação proveitosa no campo do conforto térmico e da climatologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Viana FERREIRA, IFTO

Técnica em Edificações e acadêmica de bacharel em Engenharia Civil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas. Atualmente atuando como técnica de laboratório na área de edificações na Universidade Federal do Tocantins - Campus Palmas.

Marília Reis Nunes da SILVA, IFTO

Técnica em Edificações e acadêmica de Engenharia Civil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.

Lucas Barbosa e SOUZA, UFT

Bacharel (1999) e licenciado (2000) em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre (2003) e doutor (2006) em Geografia (Análise da Informação Espacial) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro. Pós-doutorado (2018) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde 2004, onde atua junto ao Curso de Geografia (Campus de Porto Nacional) e aos Programas de Pós-Graduação em Geografia (Campus de Porto Nacional) e em Ciências do Ambiente (Campus de Palmas). Desenvolve pesquisas nas áreas de climatologia geográfica, percepção ambiental e planejamento urbano

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

SILVA, L. F. G. D.; FERREIRA, J. V.; SILVA, M. R. N. da; SOUZA, L. B. e. ESTUDO DO CONFORTO TÉRMICO A PARTIR DE ANÁLISE RÍTMICA E DA PERCEPÇÃO DAS PESSOAS. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 149–163, 2019. DOI: 10.5216/teri.v9i1.59273. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/59273. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS