PERCEPÇÕES POPULARES E PLURALISMO OPINATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.56331Palavras-chave:
Educação Brasileira, Pensamento Crítico, Atitudes, Formação EducacionalResumo
Frequentemente é discutida a atual função da escola e sua relevância na vida do individuo. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi conhecer e analisar as percepções populares e o pluralismo de opiniões sobre a importância da escola. Os resultados de 196 participantes envolveram 189 atitudes positivas, 4 negativas e 3 ambivalentes. As atitudes positivas foram agrupadas em nove categorias envolvendo a: a) importância para o progresso e desenvolvimento, b) como transformadora de realidade; c) obtenção de conhecimento básico; d) formação do cidadão; e) promoção de interações sociais; f) importância para o mercado de trabalho; g) importância para o acesso ao ensino superior; h) formadora de pensamento crítico; e i) formadora de pensamento reflexivo. Os resultados evidenciaram que as opiniões amostradas apresentam semelhanças com as pesquisas e debates atuais e reafirmam que a participação popular na gestão democrática-política da escola pode favorecer a construção unificada de uma educação de qualidade.Downloads
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Publicado
2019-12-31
Como Citar
SALVATIERRA, L. PERCEPÇÕES POPULARES E PLURALISMO OPINATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 59–79, 2019. DOI: 10.5216/teri.v9i1.56331. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/56331. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos