POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL – ALGUNS FATORES DE DESCONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v8i1.51414Palavras-chave:
Educação Ambiental formal, legislação, políticas públicas, degradação ambientalResumo
O presente trabalho busca apontar, através de revisão bibliográfica, o atual descolamento entre as prerrogativas legais que envolvem a Educação Ambiental em âmbito formal, e algumas práticas cotidianas da sociedade brasileira, resultando, paradoxalmente, em aumento da degradação ambiental em diversos aspectos, tanto no meio urbano como no meio rural. A título de motivações que podem estar contribuindo para que haja essa divergência, apontamos quatro fatores de influência: a dificuldade das famílias em mudar hábitos, as práticas antipedagógicas governamentais, os conflitos epistemológicos na elaboração de políticas públicas e o tratamento dado ao tema nas licenciaturas e no ensino superior, de maneira geral. Como conclusão, ressaltamos o entendimento de que, apesar das dificuldades apontadas, ainda está nas políticas públicas o poder de transformação, mas é preciso haver respaldo e participação efetiva em cada sala de aula do país.