‘cabos Verdes’ Que Não São Verde E Garrafas D’luz Que Têm Água: Entre Um País E Um Projecto

Autores

  • Inês Alves M_EIA (Instituto Superior de Arte, Tecnologia e Cultura)
  • Lara Plácido M_EIA (Instituto Superior de Arte, Tecnologia e Cultura) nos cursos de Arquitectura e Construção Civil Sustentável.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v7i1.50610

Palavras-chave:

Periferia, Habitação, Casa Lata, Iluminação, Reutilização.

Resumo

O projecto Garrafa d’Luz surge como ponto de partida para uma reflexão sobre o lugar de Cabo Verde no mundo e sobre a forma como tem descoberto o seu caminho desde a sua independência. São pensadas as questões de sustentabilidade deste território insular, passando pelo turismo e pelo problema da habitação, focando sobre os principais intervenientes de um país em crescimento: a sua população. Após uma breve reflexão sobre os seus últimos 40 anos de história, é apresentado e explorado o projecto Garrafa d’Luz, solução essa que se tem centrado na intervenção pontual ao nível da iluminação diurna de casas de lata nas periferias do Mindelo, Ilha de São Vicente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Alves, M_EIA (Instituto Superior de Arte, Tecnologia e Cultura)

vive no Mindelo - Cabo Verde, desde Setembro de 2015. Licenciada em Arquitectura (ESAP, 2008), Mestre em Arte e Design para o Espaço Público (FBAUP, 2011) e Doutora em Educação Artística (FBAUP, 2015) lecciona projecto nos cursos de Arquitectura e de Design no M_EIA (Instituto Superior de Arte, Tecnologia e Cultura).

Lara Plácido, M_EIA (Instituto Superior de Arte, Tecnologia e Cultura) nos cursos de Arquitectura e Construção Civil Sustentável.

Nasceu no Porto em 1978. Exerce arquitectura desde 2003 em projectos nacionais e internacionais. O seu trabalho tem sido frequentemente publicado e exposto em diversas bienais de arquitectura (Londres, Barcelona, Quito, São Paulo). Coordenadora do projecto Casalata - Projecto de Habitação Social, Educação Urbana e Ambiental, desde 2011. Docente no M_EIA (Instituto Superior de Arte, Tecnologia e Cultura) nos cursos de Arquitectura e Construção Civil Sustentável.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

ALVES, I.; PLÁCIDO, L. ‘cabos Verdes’ Que Não São Verde E Garrafas D’luz Que Têm Água: Entre Um País E Um Projecto. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 31–42, 2017. DOI: 10.5216/teri.v7i1.50610. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/50610. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS