“ESTOU A MUDAR, ESTOU SENDO OUTRA PESSOA”: A IDENTIDADE DOS ESTUDANTES GUINEENSES EM SEU PROCESSO EDUCATIVO NA UNILAB EM REDENÇÃO/CE.
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.41128Palavras-chave:
Processo educativo, Identidade, Psicologia Social Crítica.Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar as transformações da identidade dos estudantes guineenses em relação ao seu processo educativo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com base na Psicologia Social Crítica. A UNILAB fica localizada em Redenção à 55 km de Fortaleza-CE. A pesquisa foi de abordagem qualitativa. Os registros foram feitos a partir de entrevista semiestruturada e círculo de cultura. Tendo como fundamentação teórica a Educação Libertadora de Paulo Freire e a Identidade na Psicologia Social Crítica. Participaram da pesquisa cinco estudantes de Guiné-Bissau, dois homens e três mulheres, cujas idades variavam entre 21 a 28 anos. Os guineenses, contaram um pouco da história de vida e expressaram que já estão adquirindo uma nova identidade, através dos estudos recebidos pela UNILAB, das novas perspectivas que, com o passar dos dias, vêm tornando-se presente. A pesquisa foi de grande relevância para a Psicologia Social Crítica por possibilitar uma compreensão da identidade na relação entre sujeito e sociedade.