Levantamento Arbóreo Da Caatinga No Campus IV Da UEPB Em Catolé Do Rocha, PB

Autores

  • Luciana Menino Guimarães Universidade Estadual da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-2367-3289
  • Anne Carolline Maia LINHARES Mestre em Horticultura Universidade Federal de Campina Grande. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.
  • Sonaria de Sousa SILVA Mestre em Horticultura Universidade Federal de Campina Grande. Departamento de Ciências Agrárias.
  • Damião Pedro da SILVA Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias
  • Fabiana Xavier COSTA Prof. Dra. do Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga, Doutorado em Recursos Naturais. CEP 58884-000 - Catolé do Rocha – Paraíba – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v7i1.41102

Palavras-chave:

árvores, Espécies, Famílias, Importante.

Resumo

RESUMO: O bioma Caatinga, é o maior e mais importante da Região Nordeste do Brasil. objetivou-se com esse trabalho quantificar as espécies arbóreas da UEPB Campus IV nos setores de Oleaginosas e do açude. O presente estudo foi realizado no Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba no Município de Catolé do Rocha, a pesquisa se deu nos setores de Oleaginosas e setor do Açude. O total de árvores encontradas durante a presente pesquisa no setor de Oleaginosas foram de 1.645 indivíduos sendo 14 famílias, onde a família da Rosaceae (marmeleiro) apresenta-se em maior quantidade seguida da fabáceae (Feijão bravo) e Leguminosae (jurema preta e jurema branca). O total de árvores encontradas durante a presente pesquisa no setor do Açude foram de 51 indivíduos sendo 7 famílias, onde a família das Bignoniaceae (Pau d'arco) apresenta-se em maior quantidade seguida da Caesalpiniaceae (Mororó) e Leguminosae (jurema preta e jurema branca).  As espécies estudadas apresentam as mesmas características fenológicas vistas para outras áreas de florestas da caatinga. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

GUIMARÃES, L. M.; LINHARES, A. C. M.; SILVA, S. de S.; DA SILVA, D. P.; COSTA, F. X. Levantamento Arbóreo Da Caatinga No Campus IV Da UEPB Em Catolé Do Rocha, PB. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 83–90, 2017. DOI: 10.5216/teri.v7i1.41102. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/41102. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS