A ARTE DE ESCUTAR: NUANCES DE UM CAMPO DE PRÁTICAS E DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40739Palavras-chave:
Escuta, , Metodologias Integrativas, Gestão ParticipativaResumo
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa de pos doc, com o objetivo de explorar os sentidos, potencialidades e práticas da escuta no contexto da gestão participativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativa. As referências teóricas para o tema da escuta são incipientes no campo dos estudos organizacionais e da administração. Encontramos estudos na filosofia, comunicação, educação e psicologia; e nos embebemos de pesquisas anteriores sobre metodologias integrativas para a formação e a gestão social. Adotamos uma abordagem transdisciplinar e dialogamos com saberes de povos tradicionais e do budismo; bem como com as experiências de gestores entrevistados. Inicialmente, trazemos um breve estado da arte sobre o tema. Na sequência nos detemos sobre os tipos e a importância da escuta no âmbito da gestão Em seguida discorremos sobre as dimensões da escuta (de si, do outro, do grupo e do contexto), a partir da experiência dos gestores entrevistados, momento em que sinalizamos algumas práticas que podem ser utilizadas no sentido de cultivar esta arte. Por fim, as considerações finais apontam uma síntese preliminar sobre a importância da arte de escutar na atualidade.