A ARTE DE ESCUTAR: NUANCES DE UM CAMPO DE PRÁTICAS E DE CONHECIMENTO

Autores

  • Maria Suzana de Souza Moura Administração - Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia Brasil.
  • Valéria Giannella Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40739

Palavras-chave:

Escuta, , Metodologias Integrativas, Gestão Participativa

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa de pos doc, com o objetivo de explorar os sentidos, potencialidades e práticas da escuta no contexto da gestão participativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativa. As referências teóricas para o tema da escuta são incipientes no campo dos estudos organizacionais e da administração. Encontramos estudos na filosofia, comunicação, educação e psicologia; e nos embebemos de pesquisas anteriores sobre metodologias integrativas para a formação e a gestão social. Adotamos uma abordagem transdisciplinar e dialogamos com saberes de povos tradicionais e do budismo; bem como com as experiências de gestores entrevistados. Inicialmente, trazemos um breve estado da arte sobre o tema. Na sequência nos detemos sobre os tipos e a importância da escuta no âmbito da gestão Em seguida discorremos sobre as dimensões da escuta (de si, do outro, do grupo e do contexto), a partir da experiência dos gestores entrevistados, momento em que sinalizamos algumas práticas que podem ser utilizadas no sentido de cultivar esta arte. Por fim, as considerações finais apontam uma síntese preliminar sobre a importância da arte de escutar na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Suzana de Souza Moura, Administração - Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia Brasil.

Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1980), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (1997). Atualmente é professora associada  da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias integrativas, sustentabilidade, gestão socio ambiental redes, inovacoes e economia solidária. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Padéia, Laboratório de Pesquisa e xtensãoTransdiciplnar sobre Metodologia para à Educaçã e Gestão Social Curriculum Lattes http://lattes.cnpq.br/1869176443533299

Downloads

Publicado

2017-05-20

Como Citar

SUZANA DE SOUZA MOURA, M.; GIANNELLA, V. A ARTE DE ESCUTAR: NUANCES DE UM CAMPO DE PRÁTICAS E DE CONHECIMENTO. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 9–24, 2017. DOI: 10.5216/teri.v6i1.40739. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/40739. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS