CONSTRUINDO A AUTONOMIA NO RURAL: A ANÁLISE DE UM CASO EM MAMPITUBA, RS

Autores

  • Viviane Camejo Pereira Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Márcia Neves Prochnow Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Patricia Lima Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Lauren Da Silva Pettenon Engenheira Agrônoma. Mestra em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Extensionista Rural da Emater Mampituba, RS, Brasil.
  • Murilo Nunes Sociólogo. Extensionista Rural da Emater Mampituba, RS, Brasil.
  • Fábio Kessler Dal Soglio Faculdade de Agronomia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador da ReSNEA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40120

Palavras-chave:

Autonomia, Agroecologia, Metodologia em Desenvolvimento Rural

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os principais fatores que contribuem para construção de autonomia na experiência sistematizada que se local como um caso representativo. O trabalho de campo ocorreu no município de Mampituba, RS, em 9 de julho de 2014 e 26 de novembro de 2014. A metodologia consistiu na sistematização da experiência, acompanhando o agricultor e sua família em suas atividades cotidianas aplicando técnicas como entrevista aberta, preenchimento de formulários, pesquisa documental, observação e anotação em diário de campo. As análises foram realizadas em 3 momentos, logo após o trabalho de campo, em reunião posterior e durante a escrita deste trabalho. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da autonomia camponesa e autonomia solução. Como resultados são trazidos os fatores principais que contribuem para a construção de autonomia no caso representativo analisado: A co-produção entre ser humano e natureza, a produção orgânica, sistema agroflorestal, o autoconsumo, a produção de sementes crioulas e a organização em cooperativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Camejo Pereira, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bióloga. Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.   vivianecamejop@gmail.com

Márcia Neves Prochnow, Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bióloga, Acadêmica do curso de Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da ReSNEA, Brasil CNPq Chamada 81/2013.  marcia.neves.prochnow@gmail.com

Patricia Lima, Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Acadêmica do curso de Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da ReSNEA, Brasil CNPq Chamada 81/2013.  patricialima.agro@gmail.com

Lauren Da Silva Pettenon, Engenheira Agrônoma. Mestra em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Extensionista Rural da Emater Mampituba, RS, Brasil.

Engenheira Agrônoma. Mestra em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Extensionista Rural da Emater Mampituba, RS, Brasil.    laurenpettenon@yahoo.com.br

Murilo Nunes, Sociólogo. Extensionista Rural da Emater Mampituba, RS, Brasil.

Sociólogo. Extensionista Rural da Emater Mampituba, RS, Brasil.   empituba@emater.tche.br

Fábio Kessler Dal Soglio, Faculdade de Agronomia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador da ReSNEA, Brasil.

Engenheiro Agrônomo, Ph.D., Professor Faculdade de Agronomia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador da ReSNEA, Brasil.  fabiods@ufrgs.br

Downloads

Publicado

2017-05-20

Como Citar

CAMEJO PEREIRA, V.; NEVES PROCHNOW, M.; LIMA, P.; DA SILVA PETTENON, L.; NUNES, M.; KESSLER DAL SOGLIO, F. CONSTRUINDO A AUTONOMIA NO RURAL: A ANÁLISE DE UM CASO EM MAMPITUBA, RS. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 25–42, 2017. DOI: 10.5216/teri.v6i1.40120. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/40120. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS