ESTUDO DAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS COM ABORDAGEM PARA A ATUAÇÃO NAS REDES DE ATENÇÃO BASICA A SAÚDE. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38798
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i2.38798Palavras-chave:
Saúde Pública, Médico Veterinário, InterdisciplinaridadeResumo
A atuação do médico veterinário como profissional da Saúde é de grande importância, devido seus conhecimentos em Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva. Este trabalho visa avaliar a carga horaria total prestada a estas disciplinas, nas diferentes instituições de ensino do estado de Goiás. Para isso, adotamos como metodologia uma busca bibliográfica dando ênfase à literatura cientifica relacionada a esta temática, para relacionar os dados dos demais estudos referenciados com os resultados encontrados neste estado. As grades foram encontradas ora nos sites das próprias instituições, ora no Diário Oficial. Vale ressaltar que o presente trabalho limitou-se ao levantamento de disciplinas da área da Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva, que foi executado pela nomenclatura das disciplinas e não pelas ementas das mesmas. Realizado quadro síntese das disciplinas e carga horaria com base em Pfuetzenreiter e Zylbersztajn (2004), que avaliaram as categorias de análise de estilos de pensamento dentro da Medicina Veterinária, assim, percebemos diferença entre as cargas horarias voltadas a Saúde Pública nas diferentes instituições do estado. A integração entre as disciplinas e divisão mais igualitária entre as Áreas de atuação, podem aprimorar o envolvimento deste profissional junto as redes de atenção básica a saúde.